Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Alunos inscritos no Enade têm até dia 30 para alterar local de prova
Alunos inscritos no Enade têm até dia 30 para alterar local de prova
27/09/2005 10:57:48
por Coordenadoria de Comunicação Social

Os alunos inscritos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2005 (Enade) que estiverem desenvolvendo atividade curricular fora da sede do curso na data de aplicação da prova, assim como os matriculados em cursos de educação à distância, podem alterar seu local de exame até o dia 30 de setembro.

Permanecem inalterados os prazos previstos para divulgação de estudantes selecionados na amostra, voluntários, local de prova e questionário do coordenador. As diretrizes para cada uma das 19 áreas que serão avaliadas em 2005 pelo Enade já estão disponíveis na página da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Este ano, serão avaliados 8.163 cursos, em 20 áreas de conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (oito áreas), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará a lista dos estudantes selecionados por procedimentos amostrais para participação no Enade/2005 até 9 de outubro e os respectivos locais onde serão aplicadas as provas, até 28 de outubro.

Segundo instruções da Portaria Nº 2.205, uma equipe do Inep fará uma seleção aleatória para definir os convocados para a prova no dia 6 de novembro, a partir da lista enviada pelas instituições de ensino superior (IES), com nomes de ingressantes e concluintes aptos a participarem do exame. São considerados ingressantes estudantes que cumpriram de 7% a 22% (inclusive) da carga horária mínima do curso, e concluintes quem já finalizou 80% da carga horária ou pode ser formar no ano letivo de 2005.

O Enade tem por objetivo verificar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, do respectivo curso de graduação. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Instituído pela Lei 10.861 de 04 de abril de 2004, inclui ainda a avaliação externa (institucional e dos cursos) e a auto-avaliação. “Para o acadêmico, é um importante instrumento de avaliação de seu desempenho em determinada matéria”, afirma José Carlos de Lima, da coordenação de avaliação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A prova será constituída por 10 questões de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área do conhecimento. Nas duas partes, as questões serão discursivas e de múltipla escolha, envolvendo estudos de caso.

Este ano, as provas acontecerão em 1.011 municípios com a participação de, aproximadamente, 486 mil estudantes (280 mil ingressantes e 206 mil concluintes).

Os acadêmicos que se cadastraram podem alterar o local de prova por meio da página na Internet: www.enade.inep.gov.br.


Clique aqui e acesse novas informações

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada